Procura-se Diretor de Criação
Outro dia, na internet, vi um post buscando diretor de criação. Ao ler as competências desejadas já pensei em dois ou três amigos com quem iria compartilhar a vaga mas me deparei com uma restrição: “não queremos profissionais old school”.
O que é ser old school? É quem faz propaganda ATL, BTL, offline? É o velho publicitário que viveu o ontem? O profissional da era pré-cambriana da propaganda? Os bernbachs, davids, petits, washingtons, neils, zaragozas, ribeiros, duailibs, enios?
Desculpe-me. Old school é quem chegou primeiro, descobriu como o ser humano funciona, elegeu as bases, criou as regras, desenvolveu a mecânica e moldou a forma de se fazer propaganda.
Muito antes do digital, sempre existiu e existirá o analógico, pois o cérebro humano é múltiplo e diversificado - a interface é que é digital. Enquanto interagirmos com seres analógicos - muito menos limitados que zero-uns - seremos todos old school.
Acho que quem não quer um old é porque não teve school.
Imagem: Mad Men série da HBO envolvendo o mundo da propaganda nos anos 60