Empoderamento feminino - verdade ou oportunismo?
Quando uma mulher fala à outra: “Aceite o seu corpo como ele é, pois ele é lindo e seu!” ou “Acredite em si mesma, você pode o que quiser” - isto é empoderamento feminino pois o objetivo é fortalecer todas as mulheres.
Mas quanto disto é verdade ou oportunismo na comunicação? Explico e exemplifico.
Empresas que historicamente utilizavam modelos de beleza inatingíveis para a maioria das mulheres foram obrigadas, por sobrevivência, a mudar sua abordagem e passaram a explorar o conceito de empoderamento feminino na sua comunicação.
O exemplo mais radical de mudança é a campanha da Victoria’s Secret que, ao mostrar mulheres fortes, bem resolvidas e completamente fora de qualquer padrão de beleza midiático vestindo suas lingeries, rompeu com seu passado de “corpos perfeitos” e ampliou seu mercado usando o “Girl Power” como bandeira.
Será que o #GirlPower é pra você?
Leia nosso artigo Paradigmas e paradoxos do universo feminino onde aprofundamos o assunto e exemplificamos como várias marcas se apropriam de movimentos verdadeiros e legítimos para não perderem mercado e acabam dando um tiro no próprio pé ou se dando muito bem.
Foto: divulgação Vitoria’s Secret do "novo" posicionamento da marca.