Empoderamento feminino - verdade ou oportunismo?


Quando uma mulher fala à outra: “Aceite o seu corpo como ele é, pois ele é lindo e seu!” ou “Acredite em si mesma, você pode o que quiser” - isto é empoderamento feminino pois o objetivo é fortalecer todas as mulheres.


Mas quanto disto é verdade ou oportunismo na comunicação? Explico e exemplifico.


Empresas que historicamente utilizavam modelos de beleza inatingíveis para a maioria das mulheres foram obrigadas, por sobrevivência, a mudar sua abordagem e passaram a explorar o conceito de empoderamento feminino na sua comunicação.


O exemplo mais radical de mudança é a campanha da Victoria’s Secret que, ao mostrar mulheres fortes, bem resolvidas e completamente fora de qualquer padrão de beleza midiático vestindo suas lingeries, rompeu com seu passado de “corpos perfeitos” e ampliou seu mercado usando o “Girl Power” como bandeira.


Será que o #GirlPower é pra você?

Leia nosso artigo Paradigmas e paradoxos do universo feminino onde aprofundamos o assunto e exemplificamos como várias marcas se apropriam de movimentos verdadeiros e legítimos para não perderem mercado e acabam dando um tiro no próprio pé ou se dando muito bem.


Foto: divulgação Vitoria’s Secret do "novo" posicionamento da marca.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Baucia Comunicação
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Baucia Comunicação
  • Vimeo Social Icon
  • YouTube Baucia Comunicação
  • Blogger Social Icon