Storytelling. Toda história tem um propósito


Não existe novidade alguma em storytelling. É só mais um nome bonitinho para embalar e rotular uma narrativa, uma história bem contada, cujo propósito é basicamente: engajar, encantar, comover e vender.


Vamos explicar cientificamente como isto funciona:


Durante os momentos tensos de uma história o cérebro produz cortisol, o hormônio do estresse. Stress é igual a cortisol.


Histórias emocionantes – com bichinhos fofos e bom humor, por exemplo - liberam oxitocina, o produto químico que promove a conexão e a empatia. Empatia é igual a oxitocina.


Já um final feliz para a história faz com que o sistema límbico, o centro de recompensa do nosso cérebro, libere dopamina que nos faz sentir mais esperançosos e otimistas. Felicidade é igual a dopamina.


Assim, a fórmula de uma boa história é:

Cortisol + Oxitocina + Dopamina = Atitude Mental Positiva = Ação..


Para saber mais sobre storytelling leia nosso artigo Storytelling. Senta que lá vem história onde aprofundamos o assunto.


A imagem acima descreve os 12 passos da jornada do herói de Joseph Campbell.

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